Retorno ao Ocidente e mais uma profecia cumprida

Em 1936, ao regressar de sua viagem à India, Paramahansa Yogananda ainda passou pela Inglaterra onde realizou conferências que atraíram multidões e foram recebidas com grande repercussão na imprensa. A partir dali nasceram os primeiros Centros de Meditação em Londres vinculados à SRF, organizados por seus alunos de yoga.

Quando retornou à Califórnia, finalmente viu realizada outra de suas proféticas visões, ¹ desde que ainda era um jovem aprendiz no eremitério de seu guru: seus discípulos Durga Mata, Gyanamata, Rajarsi e outros devotos, o esperavam com o presente de Encinitas, um asrham em paradísiaca paisagem próximo ao mar, construído na sua ausência por Rajarsi Janakanda ² - ou São Lynn como Yogananda afetuosamente o chamava - e doado por ele à Self-Realization Fellowship. No capítulo 48 da Autobiografia, Yogananda descreve sua alegria diante do inusitado presente:

" A grande propriedade em Encinitas, na Califórnia, é um presente oferecido a SRF pelo sr. James J. Lynn, um Kriya Yogi cheio de fé e de fidelidade, desde sua iniciação em janeiro de 1932. Homem de negócios norte-americano, com inúmeras responsabilidades (como dirigente de empresas de petróleo e presidente da maior companhia do mundo no ramo de seguros contra incêndio), o sr. Lynn, não obstante, encontra tempo, todos os dias, para a longa e profunda meditação em Kriya Yoga. Levando assim uma vida equilibrada, ele alcançou em samádhi a graça de uma paz imperturbável.

Enquanto estive na Índia e na Europa (de junho de 1935 a outubro de 1936) o sr. Lynn , em afetuosa conspiração com meus correspondentes na Califórnia,  impediu  que chegasse  ao meu conhecimento  qualquer  palavra sobre a construção do ashram de Encinitas. Que surpresa e deleite!

Durante  meus  primeiros  anos  nos  Estados  Unidos,  esquadrinhei o litoral  da  Califórnia  em  busca  de  um  pequeno terreno para  um  áshram  à beira-mar. Sempre que deparava com um local apropriado, algum obstáculo surgia invariavelmente para me contrariar. Contemplando agora os  terrenos ensolarados de Encinitas, assisto humildemente ao cumprimento da profecia de Sri Yuktéswar, feita num passado distante: “um retiro silvestre ... junto ao oceano” (.............)

Na Califórnia, anos felizes passaram voando, cheios de atividades. Uma colônia da Self-Realization Fellowship foi criada em Encinitas, em 1937. As inúmeras atividades da Colônia fornecem treinamento variado aos discípulos, de acordo com os ideais da Self-Realization Fellowship. Cultivam-se frutas e legumes para o uso dos residentes nos centros de Encinitas e em Los Angeles. (* Os prédios incluem ashrams para monges e monjas, refeitórios e um Retiro para membros e amigos. )

“De um único sangue, Ele fez os homens de todas as nações.” Se “fraternidade mundial” é um termo amplo, o homem deve  tornar ainda mais ampla sua solidariedade ao próximo, considerando-se a si mesmo um cidadão do mundo. Quem realmente compreende que se trata de “minha América, minha índia, minhas Filipinas, minha Europa, minha África”, etc, jamais terá falta de espaço e de oportunidade para uma vida feliz e útil. (...)

Embora o corpo de meu Mestre nunca habitasse outro solo a não ser o da índia, Sri Yuktéswar conhecia esta verdade fraternal: “O mundo é o meu lar. “

Algumas Imagens da SRF em Encinitas.

Seus jardins são cultivados pelos monásticos e integram roteiros turísticos

 ¹- No capítulo 12 Yogananda relata a visão profética de Encinitas, muitos anos antes de ir ao Ocidente: "estas visões acabaram por se concretizar. Em primeiro lugar, veio a fundação de minha escola de ioga para meninos numa planície em Ranchi; depois, a sede americana da SRF no cimo de um monte em Los Angeles; e afinal, o retiro de Encinitas, na Califórnia, defronte ao vasto Pacífico."  Ver missão predestinada

²- Rajarsi Janakananda foi o nome espiritual que Yogananda conferiu ao Sr. Lynn. Ele foi presidente da Self-Realization após a partida de Yogananda, de 1952 a 1955.

 

Anos finais        Voltar Menu